O Museu de Orsay (ou Musée d’Orsay, em francês) é uma das visitas obrigatórias em Paris, principalmente para quem é amante da arte impressionista. Ele está localizado na margem esquerda do Rio Sena, no 7ème arrondissement, em frente ao Jardin des Tuileries. Ele funciona onde, em outros tempos, era a Gare d’Orsay, uma antiga estação de trem. Nos dias atuais, ele ainda mantém algumas características desta estação, o que deixa o museu com uma arquitetura belíssima.
O Orsay possui uma fila infinitamente menor do que o Louvre, o que não demanda muito tempo e esforço na visitação. Você pode se dirigir ao local, no mesmo dia da visita, para adquirir seu ingresso, diretamente na bilheteria do museu.
O acervo do Museu de Orsay
O Museu de Orsay possui um acervo bem rico, de excelente qualidade, com obras de primeira grandeza. Ele não deixa nada a desejar a outros museus de renome. Por uma questão de preferência, talvez ao movimento impressionista, muitos consideram o melhor museu de Paris.
As coleções deste museu apresentam, em sua maioria, pinturas e esculturas da arte ocidental. O enfoque tem como tema principal o impressionismo, compreendendo o período entre 1848 e 1914. Entre as obras-primas, você vai encontrar:
- Claude Monet: Coquelicots (1873), Madame Monet e seu filho (1875), a Mulher com guarda-sol (1886), O parlamento, efeitos da luz do Sol no nevoeiro (1900 – 1901), entre outras.
- Van Gogh: a Noite Estrelada (1888), o Autorretrato de Vincent Van Gogh (1889), o Quarto em artes (1888), A igreja de Auvers (1890), o Retrato de Dr. Gachet (1890), entre outras.
- Édouard Manet: o Almoço sobre a Relva (1863), Olympia (1863), entre outras obras.
- Outras obras em destaque: As Respingadoras (Millet, 1857), Os Raspadores de Assoalho (Caillebotte, 1875), Arearea ou Joyeusetés (1892, Gauguin), Os Jogadores de Cartas (1890-1895, Cèzanne), Natureza-morta com maçãs e laranjas (1899, Cèzanne) e a Origem do Mundo (1866, Courbert). Há também mostras de Renoir e Degas, entre outros. Além disso, o museu apresenta exposições temporárias que ocorrem paralelamente às permanentes.
Informações úteis
O Museu de Orsay possui um café no piso zero, restaurantes (pisos 2 e 5) e uma lojinha logo na saída. O restaurante superior possui uma bela vista interior do relógio da estação.
Horário de funcionamento do Museu
🕑 Fechado às segundas-feiras. Nos dias normais, abre de 09h30 às 18h, exceto às quintas-feiras, onde fecha 21h45.
Bilheteria
No site oficial, você encontra onde adquirir seu bilhete. O ingresso comprado online dá direito a acesso pela “porte C”, na rua em frente ao Rio Sena. Outra opção “fura-fila”, pode ser o Paris Museum Pass. Mas, para quem não comprou online ou não possui Museum Pass, o acesso à bilheteria se faz pela Rue de Lille, em uma porta giratória. As filas costumam ser reduzidas, não há necessidade de agendamento. Os bilhetes custam a partir de 11€.
Transporte público
- Metro: Solferino / Musée d’Orsay (Linha 12).
- Trem: O RER (linha C), saindo em uma estação em frente do museu;
- Ônibus: 24, 68 e 69 param em frente. Os ônibus 63, 73, 83, 84 e 94 param na Boulevard Saint-Germain, que corta a Rue de Lille. O 72 também para em frente ao museu, mas do outro lado do Rio Sena. Basta atravessar uma das pontes de acesso.
Site oficial
Endereço
Rue de Lille, 62, Paris
Mais dicas sobre Paris
- O que fazer em Paris
-
Conheça Versailles, Giverny e bairros charmosos em Paris
-
Como ir de Paris para Londres pela Eurostar
- Onde se hospedar em Paris