Bolzano, localizada em um vale no meio de colinas ricas em vinhedos, é a capital da província autônoma de mesmo nome. É praticamente a porta de entrada e uma base ideal para explorar a cordilheira das Dolomitas, nos Alpes Italianos.
A província de Bolzano também é conhecida como Alto Ádige, Tirol do Sul ou Südtirol. Estána região do Trentino Alto-Ádige, que possui cenários espetaculares e é considerada uma das regiões com melhor qualidade de vida da Itália.
Localizada no norte da Itália, a província faz fronteira com a Áustria e a Suíça. As principais cidades da região são Merano e Bolzano. Mas, a região possui lugares imperdíveis para uma visita: Santa Maddalena e Alta Badia são locais bucólicos que parecem que pararam no tempo.
Curiosidades sobre Bolzano
História, cultura e geografia
- A província também é conhecida por Alto Ádige ou Tirol do sul.
- Antes da unificação da Itália, a região era administrada pelo Império Austro-Húngaro. Sendo assim, o idioma e a cultura predominante no local são de tradições germânicas.
- Ainda existe uma polêmica pelo fato de Bolzano pertencer à Itália. Italianos não costumam considerar que Bolzano está localizada na Itália e, por outro lado, os moradores da região também ignoram o fato de pertencer ao país.
- Pelo fato da cultura e tradições serem germânicas, a língua oficial falada na região, é o alemão. Moradores e comerciantes aceitarem que turistas se comuniquem em italiano. Entretanto, os nativos da região têm que se comunicar em alemão.
- Em alemão, a região é conhecida como Bozen ou Südtirol.
- Os principais pontos turísticos, monumentos e ruas são informados em dois idiomas: o alemão e o italiano. Assim como Bolzano/Bozen, você vai encontrar Piazza Walther/Waltherplatz, Piazza delle Erbe/Obstplatz, Merano/Meran, Dolomiti/Dolomiten e assim por diante.
- A principal estação de trem da cidade de Bolzano é Bolzano\Bozen e está localizada na Piazza della Stazione\Bahnhofsplatz, a 5 minutos da Piazza Walther\Waltherplatz, que é a principal praça da cidade.
Economia
- A cidade de Bolzano possui economia baseada no comércio e na indústria.
- É uma das mais ricas e desenvolvidas da Itália. Além disso, possui uma das melhores qualidades de vida, é considerada uma das melhores para se morar na Itália. Entretanto, o custo de vida é alto, mas, os salários também são.
Turismo
- As principais cidades da região são: Bolzano, Merano, localizadas na província de Bolzano e Trento, que está localizada na província de Trento.
- A região de Bolzano fica localizada na área das Dolomitas, uma cadeia montanhosa dos Alpes orientais no norte da Itália. Além da região de Bolzano, a área dolomítica também ocupa parte da região do Vêneto. Além da província de Bolzano, a cadeia de montanhas se estende pelas por Trento, Údine, Pordenone e Belluno, onde constitui sua parte mais relevante.
- Principais destinos nas proximidades da região estão localizados no norte da Itália: Milão, Verona e Veneza. Além disso, é possível ir para Innsbrück na Áustra e Munique, na Alemanha, em poucas horas.
- O mercado de Natal de Bolzano funciona, normalmente, de 22 de novembro a 6 de janeiro.
- Mercados de Natal na região, além de Bolzano (capital): Merano, Ortisei, Trento, Braies, entre outras cidades.
Gastronomia
- A cultura alemã passou forte pela região: os destaques ficam para a cerveja e pratos com base em carne de porco e batata. Entretanto, não significa que o vinho e massa saem de vez. Você pode harmonizar um vinho com uma carne de porco ou fazer outras combinações gastronômicas entre as culturas italianas e germânicas.
Onde se hospedar
Bolzano possui, em sua maioria, hotéis 3 estrelas com preço médio de 800 reais, durante o ano. Mas, é possível encontrar acomodações mais em conta. Sendo assim, se encontrar um hotel com bom preço no centro histórico, reserve logo.
Estaremos em viagem a Bolzano no próximo mês de novembro e reservamos um bom hotel no centro histórico, por R$ 350, a diária. Então, a dica é ficar de olho nos preços desde cedo.
Clique aqui para reservar logo seu hotel em Bolzano
Principais pontos turísticos da capital e região
Piazza Walther / Waltherplatz
Praça principal da cidade de Bolzano, localizada em frente à Catedral da cidade Bolzano, é porta de entrada para o centro histórico da cidade.
Piazza delle Erbe / Orbst
Uma bela praça, localizada no centro histórico da cidade onde está a fonte de Netuno e onde é realizada a feira da cidade produtos típicos da região com bom preço, qualidade e variedade.
Via dei Portici / Laubengasse
Uma das principais ruas da cidade de Bolzano que reúnde desde grandes marcas aos autênticos produtos locais. Ideal para comprar, você vai encontrar lojas, restaurantes, cafés, flores, além de pessoas gentis e simpáticas.
Soprabolzano
De Bolzano, a 262 metros, você pode seguir para Soprabolzano a 1221 metros de altitude. O passeio se dá através de um teleférico muito confortável, a Funivia de Renon. O passeio dura cerca de 12 minutos e, durante o percurso, você vê a cidade de Bolzano do alto, que é lindíssima.
Chegando ao topo, você se depara com a cidade de Soprabolzano. Uma pequena cidade, típica de interior. Você vai encontrar lojas, feiras de rua e restaurantes.
Em Soprabolzano, você também pode pegar a Ferrovia de Renon e seguir para ver as Pirâmides de Terra, um dos principais pontos procurados por turistas.
A dica é adquirir o Renon Card de um dia, que dá direito ao teleférico e ao passeio de trem.