No momento, você está visualizando Matemático revela como comprar passagens aéreas com baixo custo

Matemático revela como comprar passagens aéreas com baixo custo

Passagens aéreas baratas é tudo o que queremos. Entretanto, devido ao dólar instável durante o período de crise, a volta do desemprego e a desvalorização do poder de compra, brasileiros começam a adiar o sonho de uma viagem para Europa ou Estados Unidos. Em contrapartida, acabam escolhendo como destino de suas viagens para fora do Brasil, algumas cidades da America do Sul. Isso fez com que Buenos Aires, Montevidéu e Santiago do Chile, estejam entre as mais visitadas por brasileiros nos últimos meses. No entanto, buscando minimizar os custos das férias, a maioria acaba escolhendo mesmo viajar pelos quatro cantos do Brasil.

Rafael Incao

O matemático Rafael Incao, de 32 anos, largou a docência para virar nômade digital – um tipo de viajante profissional – e já conheceu 47 países pelo mundo. Desde 2008, ele economiza com passagens. Segundo ele, em contrapartida à crise financeira nacional, quem recebe em euro ou dólar acaba viajando mais para o Brasil e o volume a demanda de aviões vazios saindo do país aumenta. “Em plena alta do dólar é possível encontrar passagens baratas, porque as companhias não querem voltar ao país de origem com os aviões vazios. Com o câmbio desfavorável é ainda mais importante conhecer estratégias para economizar antes da viagem e compensar os custos do destino escolhido”, argumenta.

Comprar com antecedência

Segundo estudo produzido pela agência on-line Expedia, em parceria com a Airlines Reporting Corporation (ARC), onde foram analisados o preço de 10 bilhões de voos comerciais em mais de 70 países. De acordo com o levantamento, foi constatado quando comprar passagens aéreas baratas para voos internacionais. Indo do Brasil para os EUA, o levantamento informou que as melhores datas para compra de bilhete estão em torno de 166 dias de antecedência. O bilhete pesquisado foi da classe econômica e o desconto é de até 50%.

Incao explica que, para voos domésticos, a recomendação é que a compra seja feita entre 21 e 40. “Muita gente acha que quanto maior a antecedência melhor. Não é verdade. Os erros mais comuns acontecem quando a compra é feita há um ano da viagem. Outro erro é comprar muito em cima da hora, esperando promoções”, afirmou.

Melhores dias 

Se o viajante puder escolher o dia da semana que vai decolar, as melhores opções são terças, quartas e sábados, ele recomenda. “São os dias que os executivos viajam menos e, por isso, os voos estão mais vazios. Num domingo ou numa segunda-feira, início de semana, com certeza os preços estarão mais altos devido à procura”.

Outro método utilizado por viajantes como Rafael Incao é o chamado Stop Over – técnica que permite incluir destinos extras na viagem em vez de passar horas no aeroporto entre uma e outra conexão. “É transformar horas de aeroporto em dias em outras cidades. Se você sai do Brasil com destino à Tailândia e tem uma escala na África do Sul, vale mais optar por duas passagens separadas na mesma compra, uma do Brasil para a África do Sul e outra da África do Sul para a Tailândia. Isso é possível, sem acréscimo no valor, e você conhece outro país”, explicou.

Alertas de pesquisa

As formas de colocar em prática técnicas como o Stop Over são ensinadas por Rafael Incao em cursos on-line gratuitos e pagos que ele ministra em vídeos exibidos no site Fórmula de Passagens. De acordo com ele, é possível deixar portais de compra de passagens aéreas em “piloto automático”, pesquisando boas opções para o viajante, dentro dos critérios escolhidos por ele. Esse método é definido por um algoritmo, conhecido como Yield Management. Assim, é possível encontrar passagens aéreas baratas e receber esses alertas por e-mail.

Como já explicamos, você pode usar um aplicativo como o Voopter. Defina a data provável de início e a data de término da viagem e será avisado quando o preço cair. No entanto, cabe ressaltar que alguns sites como ViajaNet e Submarino Viagens, só adicionam taxas após a pesquisa. Isso faz parecer que os preços exibidos nesses sites pareçam estar mais baratos, o que não é verdade.

passagens aéreas baratas

Passagens aéreas baratas nas companhias aéreas de baixo custo

Você também pode encontrar passagens aéreas baratas em cias aéreas de low-cost. Há diversas espalhadas pelo mundo, onde é possível encontrar passagens ao preço de €5 ou €10. “São companhias seguras, que seguem as mesmas regras de aviação que as outras. Normalmente são até braços de grandes empresas para atender outro tipo de público. As poltronas são menores e o espaço para bagagem também”, contou Incao.

No entanto, indicamos que, apesar dessa vantagem financeira, é necessário ficar atendo às regras de cada companhia, antes da compra da passagem. A cia áera irlandesa Ryanair tem um limite de 20kg de bagagens e cobra 10 libras por cada peso extra. Se você estiver no limite de 32kg dos voos longos, vindo do Brasil, acabará pagando mais 120 libras (608 Reais), se resolver utilizar uma cia de baixo custo para se deslocar por curtos trajetos. Dependendo do deslocamento e da distância coberta pelo voo, pode ser mais vantajoso viajar de trem.

ryanair

Multi-cidades

O matemático ainda explica que o Open Jaw pode ser uma boa estratégia. Quando você deseja visitar mais de uma cidade, economiza-se tempo e dinheiro ao não retornar ao ponto inicial da viagem. Utilizando essa opção faz com que você possa planejar melhor o seu roteiro. Você pode começar seu passeio em uma cidade e pegar o voo de retorno em outra.

Como exemplo, vamos utilizar a ideia do nosso último roteiro. Entramos por Londres, depois Paris, Turim, Genova, Florença e voltamos ao Brasil por Roma. Ao comprar as passagens no site da companhia aérea, utilizamos a opção “múltiplas cidades”. Dessa forma, definimos o trecho “Rio-Londres” para a ida e “Roma-Rio” para o trajeto da volta. O percurso interno demos preferência por realizar os deslocamentos de trem. Este tipo de transporte facilita a logística e o custo, se o planejamento for bem feito. Mas, você pode optar pelas cias de baixo custo, desde que se atente pelas regras.

13677904025_fffd1b461a_k

Profissão viajante

Além de dicas para comprar passagens aéreas baratas, o matemático também passa adiante sua experiência ao longo dos anos de viagem. “Hoje sou o que chamam de nômade digital, não tenho residência fixa. No ano passado, morei em 13 países. Este ano pretendo rodar países como Argentina, Chile e Paraguai. Depois sigo para os Estados Unidos. Gero renda através da internet, posso fazer isso de qualquer lugar do mundo. Para começar, ofereço quatro vídeos gratuitos de meia hora, mas as pessoas podem adquirir o curso completo”, explicou. As inscrições para o curso podem ser feitas através do site oficial do curso Fórmula de Passagens e estão disponíveis até o próximo dia 12/06.

[button target=”_blank” color=”blue” url=”http://hotmart.net.br/show.html?a=D4426409I&fbpid=193826404322604&fbpvalue=455″]Clique aqui para conhecer o curso Fórmula de Passagens[/button]

 

Fonte: Hoje em dia.

*Atualizado em 13/07/2016 às 23:37

*Este post contém links de programas de afiliados. Se você adquirir algum produto através dos links, o blog ganha uma pequena comissão, sem alteração do valor original do produto.