O Museu de Orsay (ou Musée d’Orsay, em francês) é uma das visitas obrigatórias em Paris, principalmente para quem é amante da arte impressionista. Ele está localizado na margem esquerda do Rio Sena, no 7ème arrondissement, em frente ao Jardin des Tuileries. Ele funciona onde, em outros tempos, era a Gare d’Orsay, uma antiga estação de trem. Nos dias atuais, ele ainda mantém algumas características desta estação, o que deixa o museu com uma arquitetura belíssima.
O Orsay possui uma fila infinitamente menor do que o Louvre, o que não demanda muito tempo e esforço na visitação. Você pode se dirigir ao local, no mesmo dia da visita, para adquirir seu ingresso, diretamente na bilheteria do museu.
O acervo do Museu de Orsay
O Museu de Orsay possui um acervo bem rico, de excelente qualidade, com obras de primeira grandeza. Ele não deixa nada a desejar a outros museus de renome. Por uma questão de preferência, talvez ao movimento impressionista, muitos consideram o melhor museu de Paris.
As coleções deste museu apresentam, em sua maioria, pinturas e esculturas da arte ocidental. O enfoque tem como tema principal o impressionismo, compreendendo o período entre 1848 e 1914. Entre as obras-primas, você vai encontrar:
- Claude Monet: Coquelicots (1873), Madame Monet e seu filho (1875), a Mulher com guarda-sol (1886), O parlamento, efeitos da luz do Sol no nevoeiro (1900 – 1901), entre outras.
- Van Gogh: a Noite Estrelada (1888), o Autorretrato de Vincent Van Gogh (1889), o Quarto em artes (1888), A igreja de Auvers (1890), o Retrato de Dr. Gachet (1890), entre outras.
- Édouard Manet: o Almoço sobre a Relva (1863), Olympia (1863), entre outras obras.
- Outras obras em destaque: As Respingadoras (Millet, 1857), Os Raspadores de Assoalho (Caillebotte, 1875), Arearea ou Joyeusetés (1892, Gauguin), Os Jogadores de Cartas (1890-1895, Cèzanne), Natureza-morta com maçãs e laranjas (1899, Cèzanne) e a Origem do Mundo (1866, Courbert). Há também mostras de Renoir e Degas, entre outros. Além disso, o museu apresenta exposições temporárias que ocorrem paralelamente às permanentes.
Informações úteis
O Museu de Orsay possui um café no piso zero, restaurantes (pisos 2 e 5) e uma lojinha logo na saída. O restaurante superior possui uma bela vista interior do relógio da estação.
Horário de funcionamento do Museu
🕑 Fechado às segundas-feiras. Nos dias normais, abre de 09h30 às 18h, exceto às quintas-feiras, onde fecha 21h45.
Bilheteria
No site oficial, você encontra onde adquirir seu bilhete. O ingresso comprado online dá direito a acesso pela “porte C”, na rua em frente ao Rio Sena. Outra opção “fura-fila”, pode ser o Paris Museum Pass. Mas, para quem não comprou online ou não possui Museum Pass, o acesso à bilheteria se faz pela Rue de Lille, em uma porta giratória. As filas costumam ser reduzidas, não há necessidade de agendamento. Os bilhetes custam a partir de 11€.
Transporte público
- Metro: Solferino / Musée d’Orsay (Linha 12).
- Trem: O RER (linha C), saindo em uma estação em frente do museu;
- Ônibus: 24, 68 e 69 param em frente. Os ônibus 63, 73, 83, 84 e 94 param na Boulevard Saint-Germain, que corta a Rue de Lille. O 72 também para em frente ao museu, mas do outro lado do Rio Sena. Basta atravessar uma das pontes de acesso.
Site oficial
Endereço
Rue de Lille, 62, Paris